Ligue agora 21 98110-6660Rua Barão do Bom Retiro, 2756

Estrutura

O que entendemos de estrutura? Nosso corpo possui em sua composição, a mecânica necessária para dominar uma das principais forças presente na nossa vida, a gravidade.
Por conta disso, um corpo treinado possui sua estrutura melhor preparada e estabilizada, conseguindo assim se movimentar, defender-se e atacar livremente.
Por essa questão, um ótimo ponto de partida de qualquer estudo de Kata se dá pela seguinte ideia, não meça forças com seu oponente, desestruture-o primeiro. (Veja nosso artigo sobre estudo de Kata)
Por isso, precisamos primeiro diminuir a mobilidade do nosso oponente, com isso vamos acabar limitando as suas opções, e a partir dai teremos de buscar brechas para tentarmos finalizar o combate o mais rápido possível. (Quanto mais investirmos na ofensiva, mais limitamos a movimentação defensiva do nosso adversário)
Vamos a algumas questões, como desestruturamos alguém que está nos dominando em pé? Ou mesmo no chão? Muitos me darão uma resposta óbvia, mas como de fato, na prática, chegamos ao óbvio? Tenha em mente sempre o caminho de menor risco, então das opções seguintes, qual seria? Se expor para tentar alcançar uma brecha, ou fazer com que o nosso oponente não tenha mais nenhuma opção a não ser nos “oferecer” diversas brechas? 
Para exemplificar, podemos analisar uma quebra de estrutura no sentido postural, onde nosso adversário sai do próprio eixo, seja ele iniciando uma sequência de ataques desordenados ou mesmo se nós conseguirmos aplicar nele o conceito de desequilíbrio.
No video abaixo, temos a ideia da aluna com graduação verde suprimir as opções do aluno com graduação vermelha, ao mesmo tempo em que ela procura desequilibrá-lo, e executando em sequência duas joelhadas, finalizando assim com uma simples projeção. (a técnica foi adaptada para preservar a integridade do aluno, uma vez que o objetivo dos ataques focariam na parte genital, ou mesmo o rosto)
Outro ponto importante a ser levado em consideração é que quanto maior o estado de alerta que os dois indivíduos estiverem durante o conflito, mais elaborada será a estratégia necessária para suprimir um ao outro. (Por isso o Kata trabalha bem a curta distância, trazendo conceitos para finalizarmos o combate muito antes dele ser iniciado ou melhor desenvolvido, esse ponto será abordado melhor no próximo artigo, agressividade)
Segue outro video que resume essa ideia, mesmo dentro de um cenário improvável, os conceitos estão sendo trabalhados. 
Sintetizando em poucas palavras o fundamento explicado nesse artigo, quebre a estrutura do seu adversário, limite suas opções e defina o combate.